Ano novo!
O que você vai fazer com este tempo?

Ano novo! 12 meses para alcançar aquilo que você realmente deseja.
O que você vai fazer com este tempo?

O início do ano é um bom momento para analisar e refletir o que alcançamos no ano que passou e fazer um plano de ano novo para os próximos meses, tanto para a vida pessoal, quanto para a empresa. Este planejamento é uma previsão do que você gostaria de realizar nos próximos meses, deve ser feito de forma estratégica e não precisa ser feito no ano novo, ele pode ser feito a qualquer momento.

Iniciamos o ano com muitas expectativas e motivações, sabendo que há um ano inteiro para realizar o que desejamos, fazemos listas com objetivos para diversas áreas da vida e da empresa. No entanto, além de ter um bom planejamento, é preciso definir estratégias para acompanhar a sua execução e para engajar as pessoas na realização do plano, mesmo que este seja realizado apenas por você.

É sabido que ainda nos primeiros meses do ano a maioria das pessoas já desistiu ou esqueceu de suas metas. Muitas perdem a motivação ao longo do ano e acabam não realizando tanto quanto gostariam e poderiam. Quando se trata do planejamento estratégico de uma empresa a realização do plano e alcance das metas depende da disponibilidade várias pessoas de exercerem altos níveis de esforço em direção aos objetivos da organização, assim, muitos planos falham, na verdade, devido a problemas de execução e falta de engajamento. É de extrema importância que os colaboradores vejam sentido no plano e se sintam motivados a realizá-lo.

Para que você possa, ao final de 2018 ver seus projetos realizados, o primeiro passo você já sabe e provavelmente já fez: escrever as metas de ano novo e selecionar os projetos que quer realizar este ano. Para que você realmente saiba se alcançou estas metas, escreva-as de forma precisa, com informações palpáveis, para que ao final do ano seja possível a análise de como foi o seu desempenho.

Para isso você pode utilizar o método de construção de metas SMART, uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas considerando 5 atributos: S (Específico), M(Mensurável), A(Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Metas SMART (Peter Drucker, 1954). Adaptado por Ekoá.

Metas escritas, primeiro passo cumprido. Agora é o momento de escolher as ações que contribuirão para o alcance dos objetivos, escreva o máximo de atividades que conseguir definir, preferencialmente de curta duração. Uma boa dica é tornar o seu plano visual para ter mais noção de como as ações foram distribuídas. Defina também os prazos e responsáveis, envolva as pessoas que fazem parte desta realização!

Agora, então, é preciso desenhar estratégias para garantir motivação e engajamento para a realização do plano. Com certeza você tem inúmeros motivos para realizar os projetos que definiu, e quanto às pessoas que também vão trabalhar para a concretização deles? Para engajá-las é preciso conhecer seus interesses e seus valores, quais são as motivações que estão por trás das ações das pessoas e da vontade que elas têm para realizar suas tarefas.

Tendo em vista que motivação é o movimento para a ação, conhecendo o que motiva as pessoas a realizar uma determinada ação você tem muito mais chance de engajá-la. Caso a realização das suas metas dependa apenas de você, é muito importante saber porque você quer realizá-las e o que vai te motivar.

A motivação pode estar relacionada à vontade interna de realizar atividades (motivação intrínseca) ou pode ser relacionada à fatores externos, como o ambiente e outras pessoas (motivação extrínseca).

A motivação extrínseca está fora da atividade a ser realizada, ela está basicamente ligada à recompensa e punição. Funciona bem para transformar atividades indesejadas em atividades desejadas. Enquanto a motivação intrínseca está presente na própria atividade e tem relação com autonomia e liberdade para a realização, vontade de agir para ser cada vez melhor e aprender mais e pertencimento, se sentir parte de algo maior.

É um fato que fazemos de tudo para escapar de uma punição e também é sabido que recompensas externas geram prazer. Além disso, estudos comprovam que quando vivenciamos um envolvimento tão intenso com a tarefa, percebemos um sentido e temos a sensação de fazer parte de uma comunidade e de um projeto importante, somos desafiados e, por conseguinte, nos sentimos recompensados por superar os desafios propostos. Neste momento, nossa mente e corpo disparam vários processos químicos que nos levam a encontrar o prazer, a satisfação e outras várias formas de alegria.

Assim, acompanhamento do progresso e da performance individual e feedback constante para saber se está indo bem engajam, assim como propósito, perceber que os objetivos definidos são relevantes e interferem de forma positiva na sua vida e na sociedade. Estes elementos que motivam e promovem engajamento na vida real também são encontrados nos jogos, sejam eles eletrônicos ou analógicos. Você já observou uma pessoa jogando?Ela geralmente está muito envolvida na atividade que está realizando e, na maioria das vezes, é possível perceber o prazer que está sentindo.

Os jogos podem ser uma grande inspiração para pensar em estratégias para engajar as pessoas. Observe seus jogos favoritos, sejam eles digitais ou analógicos (de tabuleiro, RPG, etc…), agora imagine suas metas num contexto envolvente como este, qual é o significado épico de realizá-las? Como você e as pessoas envolvidas vão perceber que o trabalho está progredindo? Usando um tabuleiro ou uma barra de progresso e, quem sabe, pode ser possível mudar de fase, perceber que grandes desafios foram cumpridos e que vocês estão avançando para uma nova etapa. A propósito, que tal usar as redes sociais e compartilhar com as pessoas suas realizações? Para que fique ainda mais envolvente é preciso, claro, ter a sensação de vitória, como será? Medalhas, mesmo que simbólicas, atravessar a linha de chegada?

Usar elementos e mecânicas dos jogos para manter-se motivado a alcançar as metas de ano novo e engajar as pessoas que fazem parte desta realização pode ser surpreendente! Experimente!

2019-02-05T16:33:04-03:00