Nike Run Club – UX e Gamificação Híbrida Além da Corrida 

Por Eduardo Aquino, estagiário de Marketing e criador de conteúdos na Ekoá – Jogos e Gamificação

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Como todos sabemos, é extremamente difícil se criar um hábito saudável, como o hábito de correr. Sem a ajuda de profissionais que te acompanhem, te cobrem e te motivem ou sem a companhia de um amigo que compartilhe do mesmo hábito que você e esteja lá ralando contigo, parece quase impossível desenvolver a força de vontade e disciplina para manter ou até mesmo começar este hábito, não é mesmo? A Nike também acha isso. E pensando nessa questão, desenvolveu uma forma inovadora e gamificada de fazer com que as pessoas desenvolvam estes hábitos: através do seu app Nike Run Club. 

O app encontrou uma forma de motivar seus usuários a superarem essa dificuldade. Com a junção da gamificação híbrida com uma experiência de usuário bem desenvolvida, a Nike conseguiu tirar os usuários da cama e botar eles para correr. Rastreamento de GPS, rotinas de corridas guiadas, planos de treinador customizados e motivação de amigos ou outros usuários do app deixou o hábito de correr muito mais divertido e focado. 

Bom, antes de começar a falar sobre os elementos da gamificação que o app dispõe para motivar seus usuários, vou explicar a gamificação híbrida. Esse termo é usado quando se une a gamificação analógica, que é aquela desenvolvida offline (jogos de tabuleiro, decks de cartas, corrida, etc.), com a gamificação digital, que já dispõe de características mais tecnológicas e normalmente envolve online playing. O Nike Run Club é um app de gamificação híbrida pois dispõe de ferramentas digitais (o próprio celular e o app, a localização por GPS para monitorar seu desempenho, a comunicação com outros usuários e amigos online), e de atividades analógicas, no caso, a corrida em si, que é o próprio objetivo da gamificação no app.

Com o lema “Onde quer que esteja. Onde quer que deseja ir. Venha correr conosco.”, a plataforma dispõe elementos da gamificação para promover engajamento e retenção do usuário, tornando o treino agradável. Isso, enquanto motiva o usuário tanto no aspecto intrínseco, quanto no aspecto extrínseco. Vamos ver como: 

  • Desafios e missões: 

O app constantemente incentiva os usuários a cumprirem com os desafios, que são disponíveis somente por um período de tempo, normalmente um mês, aumentando a urgência de serem cumpridos. Você pode usar desafios disponibilizados pelo app, desafios de outros usuários ou até mesmo criar seus próprios desafios. E é claro, que para não perder a graça, os desafios vão ficando mais difíceis conforme cada um é superado. Exemplo: Você corre 15 km em uma semana e abate o primeiro desafio do mês. O próximo é correr 50 km no mês. Depois desse, são 100 km no mês para cumprir o último desafio. 

  • Recompensas:

É claro que uma hora a animação inicial de correr para cumprir os desafios perde um pouco a graça. Afinal, os desafios, para alguns, é só você batendo uma meta de números para melhorar seu físico, e isso não é o suficiente para eles. Por isso, a Nike oferece prêmios em troca do cumprimento de desafios. As pessoas que conseguem bater os cinco desafios mensais, concorrem à uma variedade de prêmios como produtos da marca para corrida ou até uma viagem para o QG mundial da Nike. Esse fator motiva ainda mais as pessoas a correrem e cumprirem as metas mensais e vai além da simples conquista dos desafios. 

  • Conquistas, medalhas, progressão e feedback instantâneo:

Outra forma pela qual a Nike motiva seus usuários é pelo monitoramento das suas conquistas. Celebrar o progresso é uma boa forma de manter as pessoas engajadas, pois se orgulham de suas conquistas. Categorizei estes elementos juntos pois eles andam mão em mão na plataforma. No app, mensagens personalizadas parabenizam os corredores pelas suas conquistas e quebras de recorde pessoal. Além disso, mostra distintivos personalizados simbolizando essas quebras. Por exemplo: Medalha de corrida mais longa (em tempo), medalha de corrida mais distante, medalha de recorde pessoal de 1 km corrido em menos tempo, entre outras. Usuários também podem compartilhar as conquistas automaticamente com amigos em suas redes sociais ou no próprio app. Isso é chamado de retention hook, estratégia para notificar usuários inativos para voltarem a se engajar no app para competirem com seus amigos. 

  • Loja Virtual Personalizada

Claro que a Nike, uma empresa de tamanho calibre, não trabalha no ramo de apps grátis. Eles geram sua renda através das vendas de produtos fitness e de tênis. Que inclusive, foi um dos objetivos da gamificação. Pensando nisso, eles integraram uma loja virtual no app e constantemente deixam usuários tentados a comprarem e consumirem seus produtos. Mas, fizeram isso de uma forma que merece destaque pelo UX (experiência de usuário) criativo. As recomendações de produtos nessa lojinha virtual são personalizados e se diferenciam de usuário para usuário, por analisarem o perfil do usuário e estilo de corrida. Além disso, usuários recebem notificações e alertas do app quando seus tênis de corrida estão desgastados e necessitam serem trocados, baseado em tempo e distância que correram, além das áreas em que correram, analisadas pelo GPS. Isso é UX em seu melhor estado. 

  • Competição

Como havia mencionado, o sistema de progressão, recompensas e medalhas permite os usuários a compartilharem seu desempenho com outros usuários. Isso dentro e fora do app. E esse compartilhamento de resultados faz com que se desenvolva um senso de competição amigável entre amigos dentro e fora do app, e até outros usuários. Pode também servir de motivação para usuários não ativos a voltarem e superarem seus amigos. 

  • Progresso (níveis) e Ranqueamento:

Já havia mencionado o sistema de progresso do app. Porém essa é uma forma diferente do sistema de acompanhar o progresso do que as medalhas de recorde pessoal mencionadas. Na plataforma, existe uma sessão chamada de running levels (traduzido: níveis de corrida) que foi feita para ranquear os jogadores, motivá-los a conseguirem alcançar o melhor ranking e desenvolver, mais uma vez, o espírito competitivo entre jogadores. Nesta sessão, o app faz a diferenciação de níveis de corrida por cor. Ou seja, conforme sua quilometragem vai aumentando, você vai subindo de nível e, consequentemente, trocando de cor. A separação é feita da seguinte forma: 

  • Amarelo: 0-49 km (0-30 mi)
  • Laranja: 50-249 km (31-154 mi)
  • Verde: 250-999 km (155-620 mi)
  • Azul: 1,000-2,499 km (621-1,552 mi)
  • Roxo: 2,500-4,999 km (1,553-3,106 mi)
  • Preto: 5,000-14,999 km (3,107-9,319 mi)
  • Lima: More than 15,000 km (9,320 mi)

Depois de ver tantos amigos compartilhando seus resultados e se exercitando de uma forma tão divertida, resolvi estudar e baixar o app para compreender o que levava tanta gente a baixá-lo e levar esse lance da corrida a sério. E foi a essa conclusão que cheguei, o app é um ótimo exemplo de gamificação híbrida e um exemplo no âmbito de experiência do usuário. E mais, além de criarem o “jogo” para motivos comerciais, como alavancar as vendas de uma forma criativa, eles motivam pessoas a saírem de suas casas e desenvolverem esse hábito saudável tão difícil de se desenvolver. Portanto, se você quer uma maneira divertida e personalizada para começar a se exercitar de graça, em uma plataforma com uma experiência de usuário refinada com um esquema de gamificação super bacana, fica a sugestão. 

Fontes: https://www.gamified.uk/2020/01/17/analogue-vs-digital-gamification-2/

https://www.reallygoodux.io/blog/nike-run-club-gamification

https://canaltech.com.br/apps/nike-expande-gamificacao-de-exercicios-com-recompensas-reais-107780/

https://www.ludospro.com.br/blog/gamificacao-o-guia-definitivo

https://www.mycustomer.com/community/blogs/dilabrien/how-to-boost-app-user-engagement-with-gamification?__cf_chl_captcha_tk__=5d5a59f7b08956303fb8f2275ef286c6f11ef97e-1580841936-0-Ab9XxyXQzzAg-OY-w3kETRg9nbUGQ9B2i-iFc535GZeTIjoWdIYQ1tbqfm-JxDXQrTiH1mVk7ys5PHkfmHVeU_UcEyPIVKJotnkGF-UJeuDtO_p5qY8QD84lqiKtMjPhkFrg0K81rGmisqjwS88JJ3UN3K0HkNp9S2uLO4HCbKSN8Xb0Ngr71bPTpdvV4P_ghRI53lncOewqBoVcJZBEmnJLu64lud7hoiHoHtmkuqiVSosZHaqSRgJxY-071q_Nu4Qrx4YRAVVyI7O91Hm15fanbcIjag6–3F7UsA_uXNsa5ywxdvNclBpxguGK3KeQd3dDT7DcpdpC0ht6aOS_UTYlidPQT09D89yc5oXxPJchzAZEssib0l0SNuh9JgoOrlQ7Q6k01jOEQqrqjmEzOY

https://www.nike.com/help/a/nrc-run-level

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2020-05-25T10:52:29-03:00