Seus processos administrativos estão afetando a imagem de sua clínica?

Você investe em sua especialização no campo da medicina e se torna, assim, muito bom no que faz. Passa então a prestar um bom serviço médico aos seus pacientes, mas a trajetória deles não inicia e nem finda no atendimento médico e sim nos PROCESSOS ADMINISTRATIVOS e é nesta hora que tudo pode desmoronar. Isso ocorre porque os processos administrativos da clínica, embora não necessitem de especialização médica, precisam ser eficientes, assertivos e encantadores com os pacientes, comunicando uma marca que transmita confiança, segurança e controle. Desta forma o paciente terá uma experiência positiva durante a sua jornada de relacionamento com a clínica. 

Muitas vezes o paciente já inicia a relação com o médico com uma postura resistente e com falta de confiança na sua atuação justamente porque as primeiras impressões causadas pelos processos administrativos comunicaram uma imagem negativa da clínica e desfazê-la solicitará uma dedicação que surpreenda o paciente a ponto de superar todos os contatos negativos que ele vivenciar com seus processos administrativos. Por este motivo é muito importante que a clínica obtenha processos que promovam uma imagem de excelência no serviço prestado e assim, não tendo pequenos aborrecimentos durante esta jornada, o paciente consegue ter maior percepção de valor no serviço médico prestado. O benefício de obter tal nível de maturidade está não somente na redução de ocorrências junto aos pacientes como também na fidelização dos mesmos.

E como eliminar o risco ou até mesmo os problemas já adquiridos pelo mal funcionamento dos processos administrativos? Muitos acreditam que para obter processos organizados basta definir um padrão de atuação das pessoas envolvidas, o que é um grande equívoco. Excelência em processos está relacionada à orquestração de todo o funcionamento da clínica, o que solicita uma arquitetura de todos os processos contemplando baixo custo, eficiência e eficácia. Para isto se faz necessário coordenar quatro pilares que serão a base dos processos na obtenção de bons resultados. São eles: a arquitetura de todos os processos administrativos de maneira integrada para que não hajam gargalos, retrabalhos ou prejuízos; a aderência do modelo de gestão das pessoas envolvidas aos métodos e movimentos dos processos; a coesão da gestão financeira da clínica junto aos processos, contemplando métodos e práticas que meçam e tratem os indicadores e resultados financeiros; o engajamento de todas as pessoas atuantes na clínica promovendo ao paciente uma experiência gostosa e positiva de vivenciar.

Com este NÍVEL DE MATURIDADE é que a clínica consegue comunicar uma marca eficiente e eficaz nos serviços médicos, e para atingir tal nível é imprescindível a adoção de um MODELO DE GESTÃO INTEGRADA capaz de consolidar todos os pilares em um modelo único SINÉRGICO. Considerando que com tantas opções de clínicas especializadas atualmente as pessoas procuram por referências e indicações para agendar suas primeiras consultas, são os clientes fiéis à clínica que atuarão como os principais vetores de multiplicação e venda da marca

2020-09-16T14:27:41-03:00