Qual a importância do engajamento para sua clínica?

Quando um jovem passa pelo vestibular de medicina estará entrando em um  universo singular.  Via de regra,  passará algo em torno de 6 anos de graduação e ao menos mais 2 anos de entre estudo e prática  na residência médica. Normalmente é neste momento que se formam as parcerias que permanecerão durante a jornada profissional.  Durante a residência, os recém-formados médicos iniciam suas escolhas profissionais. Alguns trabalharão no serviço público, outros prestam serviço na iniciativa privada e muitos se associam para formar suas clínicas que têm a GESTÃO e operação nas mãos dos médicos. Nesse momento, há um descasamento entre preparação e realidade. Quem foi preparado para o ofício da profissão médica, não teve treinamento para gerir as diferentes áreas de um negócio.

Quando perguntado qual a sua profissão,  é raro ouvir um médico, dono de clínica, se declarar como empresário.  Normalmente, a resposta é: “Sou médico.” E esta resposta está correta e demonstra como esse profissional se percebe. E qual é o efeito desta autopercepção para o negócio? Muito provavelmente, a maior parte das atividades estará relacionada ao exercício da atividade médica, em detrimento das atividades de gestão. Essa atitude pode levar a qualidade técnica mas não necessariamente, ao sucesso do negócio

Para que um negócio tenha sucesso, entre outros fatores, é necessário PESSOAS ENGAJADAS: Médicos engajados, funcionários engajados e, por consequência,  pacientes engajados. Estar engajado é  sentir-se  realizado ao desempenhar suas atividades com  uma postura empenhada, colaborativa e otimista. Por outro lado, um ambiente com pessoas desengajadas é mais suscetível a gerar uma experiência frustrante para todos envolvidos. Atitudes como atrasos, erros de marcação de consulta, erros no preenchimento de guias, falta sem justificativa, reclamações, baixa colaboração, entre outros, costumam indicar que as pessoas não estão conectadas às suas atividades,  ou seja, não estão engajadas.  resultado: Pacientes receberão um atendimento ruim. 

Para que uma pessoa esteja engajada, ela precisa ter PERCEPÇÃO DE SIGNIFICADO de suas ações dentro do contexto do ambiente profissional. E esta é uma característica eminentemente humana. A capacidade de significar o mundo.  Os seres humanos aprenderam a reconhecer o valor de uma nota de dinheiro. Não que ela tenha um valor intrínseco, mas simboliza um valor que todos reconhecem. As pessoas sabem que a luz amarela piscando no canto de um carro significa que aquele carro vai mudar de via. O número entre 0 a 10 representa, para o aluno, a sua performance em uma determinada prova. Um soldado pode perder a sua vida e, ainda assim, receber uma medalha que simboliza mérito a sua honra. Mas o que significa para um profissional trabalhar em uma clínica médica? Se a resposta para esta pergunta é que as pessoas estão trabalhando lá em troca de um salário, essa clínica tem risco.  

Considerar que as pessoas farão o que deve ser feito porque estão recebendo um salário para isso é desconsiderar que as pessoas são humanas. Para todas as pessoas que estão além do nível da sobrevivência, é necessário que elas tenham a percepção do porquê, e para que estão fazendo o que estão fazendo. Além disso elas precisam conseguir identificar como estão progredindo em suas atividades. Sob o risco de perderem o interesse em realizar o que fazem. 

Existem vários elementos que precisam ser considerados para que o engajamento aconteça: demonstrar como progresso individual e coletivo acontece, promover as relações sociais,  vincular as atividades funcionais a um propósito,  criar os espaços para proposição e sugestão,  criar elementos que representam as vitórias individuais e coletivas,  promover a  autonomia individual, apoiar as pessoas a entender que história estão ajudando a contar entre outros. 

Para manter um alto nível de serviço em uma clínica é preciso cuidar do engajamento de todos os profissionais envolvidos. O desenvolvimento de um MODELO DE ENGAJAMENTO deve vir como consequência do próprio desenvolvimento da estrutura funcional da clínica. Após serem MAPEADOS OS PROCESSOS, PESSOAS E FINANCEIRO,  a clínica está pronta para cuidar da parte mais sutil do sucesso de um negócio: o engajamento  de todos os envolvidos. 

Promover o engajamento é possível e existe método para isso. 

Poder-se-ia pensar que algumas pessoas têm a capacidade de promover esse engajamento de forma espontânea. 

Um fator que pode ser negligenciado é a necessidade engajar as pessoas e se relacionam com a clínica

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-09-16T14:34:32-03:00