Como a gestão financeira agrega em uma empresa

Você já deve ter escutado em algum momento que a forma como lidamos com as situações ou acontecimentos na nossa vida pode produzir resultados diferentes.

A forma como lidamos com uma chuva por exemplo, ficando imóvel ou procurando abrigo pode produzir resultados diferentes. 

No primeiro você termina molhado da chuva, no outro termina seco e abrigado.

Uma boa parte do tempo fazemos isso de maneira automática, instintiva. Entendemos o cenário e a partir do resultado dessa análise decidimos o que fazer.

Este processo, de como lidamos com o que se passa à nossa volta, não é estranho ao mundo das empresas. Aqui temos um nome diferente para este conceito, chamamos ele de GESTÃO.

Logo, a gestão parte do princípio de entender o que se passa com a sua empresa e tomar as decisões necessárias tendo em vista o que aquele cenário te diz. 

Felizmente muitas pessoas já fizeram e continuam fazendo isso em suas empresas todos os dias, então existe um caminho que já foi trilhado e pode-se analisá-lo para entender o que se aplica à sua realidade.

Um dos pontos que empreendedores perceberam é que um negócio pode ser analisado de diferentes prismas (pontos de vista) e que isso ajuda a decidir de como lidar com seu cenário. Aqui temos alguns exemplos de prismas, ou pontos de vista, que uma empresa pode ser analisada:

  • Financeiro;

Todos esses pontos oferecem insights importantes sobre o que está se passando em sua empresa e em geral eles te passam essas informações por meio de uma linguagem específica ou sinais. Esses sinais são chamados de INDICADORES. A partir desses indicadores, conseguimos perceber o que se passa em uma empresa e usar esse entendimento para tomar melhores decisões.

Na parte financeira de sua empresa, a lógica é a mesma. Identificando o que se passa a partir de indicadores atualizados (é crucial que eles estejam atualizados), podemos ter uma visão clara do está acontecendo. Em geral, temos alguns indicadores que são importantes para uma boa visão e que são sinais de uma boa gestão financeira. A PARTIR DE UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA É POSSÍVEL:

  1. Saber quanto sua empresa tem em caixa e saber quanto tempo ele dura (com recebimentos e sem recebimentos);
  2. Saber onde investir recursos;
  3. Saber qual o retorno do que foi investido;
  4. Saber a lucratividade do seu negócio (positiva ou negativa);
  5. Saber decidir qual investimento é melhor de um ponto de vista financeiro;
  6. Saber estimar quanto você terá em caixa nos próximos 30,60 ou 90 dias.

Se algumas dessas respostas brilhou seus olhos, talvez seja hora de entender sobre como melhorar (ou ter) uma gestão financeira eficiente.

Entendendo o que seus indicadores tem a te dizer é possível aliar o ponto de vista financeiro com os outros pontos de vista e tomar decisões que irão contribuir positivamente para que você consiga lidar (gerir) melhor sua empresa. 

Esperamos que este texto deixe mais claro o que a gestão financeira torna possível e como ela pode ajudar no dia a dia do seu negócio.

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-09-16T14:16:01-03:00