Eventos online – quanto mais rápido você adotar, melhores os resultados.

Nada como uma livre e espontânea pressão para nos fazer evoluir, não é mesmo? Tirando de lado a ironia, sabemos que mudar não é fácil, mas é muito necessário. Exemplo disso? A própria pandemia desencadeada pela COVID-19 – um impacto mundial que trouxe o avanço de muitas coisas, dentre elas o crescimento do mercado de eventos online. Durante a pandemia foi obrigatório, e um tanto quanto incômodo para alguns, trabalhar e se divertir apenas com eventos online. Mas o que um dia trouxe insegurança, nos inseriu em uma nova perspectiva de futuro.

Não que não existissem eventos online antes da pandemia, mas apostamos que você não os via com tanta frequência como atualmente. O fato é que os eventos online vieram para ficar e quanto mais rápido você adotá-los como estratégia, melhores serão os seus resultados!

Para lhe familiarizar mais sobre o assunto, vamos explicar como os avanços relacionados aos eventos online chegaram aos poucos e, apesar de algumas diferenças, se assemelham com os eventos presenciais, com um plus de vantagens.

Primeiro, os eventos online possuem uma sazonalidade, ou seja, as demandas variam de acordo com a época do ano. No âmbito corporativo, em 2020, houve uma demanda muito maior entre junho e setembro, reduzindo a menos da metade nos meses seguintes. No entanto, há uma expectativa de uma demanda consistente, já que independente do evento, seja ele uma feira de exposição ou até mesmo um evento de panificação, o alcance se notou muito maior online. Mas se você é apegado com a ideia do buffet e lembrancinhas, num futuro próximo, sem COVID-19 para assombrar, nada impede a elaboração de um evento híbrido.

Além do mais, hoje a maior dificuldade em adotar o evento online é o entendimento da complexidade das tarefas, ou seja, a didática de elaboração do evento. Para isso, existem aliadas como a “Gamifica.AI”, uma plataforma de eventos que funciona com templates com formatos padrão para diversas estruturas de evento. Desta forma, é possível implementar uma opção default, composta pelos templates disponíveis, como também, permite que o contratante faça a composição do seu projeto usando diversos templates, criando, assim, um ambiente customizado.

Mas melhor que desenhar uma jornada para o público do seu evento é analisar os resultados dela. Uma plataforma de eventos digitais pode registrar todas as ações do usuário. Isso significa que, ao final do evento, o contratante pode saber inúmeras informações que balizam o sucesso ou não, como o número de inscritos, acessos simultâneos, conteúdo mais assistido, estande mais visitado, média de estandes visitados por participante, tempo médio assistido de determinado conteúdo, tempo médio de permanência dos usuários no evento ou até mesmo tempo de permanência por usuário. Parece mirabolante, mas a quantidade de dados monitorados é infinitamente maior quando comparado ao evento presencial, que, na maioria das vezes, utiliza-se de amostragem para o tratamento estatístico.

Sabemos que é sempre um grande desafio criar e organizar bons eventos, seja corporativos de grande porte ou menores, como um aniversário entre amigos. O objetivo, no final das contas, deve ser sempre proporcionar uma experiência única para os participantes. No processo de desenho da experiência, engajar seu participante é indiscutivelmente o maior obstáculo em proporcionar uma experiência única.

É notável que eventos online pertencem a um território novo, mas podemos afirmar que ele só tem vantagens a oferecer! Além da metodologia, o alcance e os direcionamentos, não podemos esquecer de fatores como a comodidade. Já refletiu sobre as vantagens de ir para um evento sem se preocupar com a logística de locomoção? Um alívio poder fugir dos estacionamentos e do trânsito! Lembre-se também, da assíncrona. Este é um benefício considerado muito valioso, principalmente para cursos e treinamentos, já que ele dispensa a mobilização de uma equipe inteira de maneira simultânea e ainda permite que os usuários participem, cada um no seu tempo.

Apostamos que agora você foi encorajado a aproveitar do que os avanços digitais têm a nos oferecer! Sair da caixinha parece ser desafiador, mas com o uso das metodologias corretas e de plataformas como a “Gamifica.AI” é possível  desenvolver uma nova perspectiva de futuro eficiente e revolucionária para o mercado de eventos.

Gamifica aí!

 

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Sarah Farias
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 18/11/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-03T14:12:25-03:00