Como promover o relacionamento entre os usuários do seu evento online

Com o advento dos eventos online, surgiu um novo desafio: como estimular, entre os usuários, que eles se relacionem de forma saudável, gerando trocas ricas em aprendizados e, por que não, oportunidades de negócios?

Se tomarmos como base as redes sociais, as pessoas se sentem confortáveis, mantendo relacionamentos virtuais, seja com seguidores, amigos e até mesmo com parceiros de negócios.

É possível ir além já é cada vez mais comum termos contatos totalmente digitais, com os quais nunca mantivemos qualquer interação pessoalmente.

Provavelmente, você parou para pensar nisso e foi daí que surgiram as funcionalidades de relacionamentos em eventos online. Na prática, são centenas e até milhares de pessoas reunidas em uma “rede social temporária”, que aborda um tema específico, mantendo-se confortáveis por trás de uma tela e um avatar – diga-se de passagem em muitas situações, até mais à vontade do que em um evento presencial.

Uma aliada importante neste processo é a gamificação, que possui mais de cem dinâmicas capazes de aumentar o engajamento. O poder de utilizá-las de forma combinada traz ainda um infinidade de possibilidades, que variam para cada caso, mas uma das mais conhecidas e efetivas é a realização de missões em grupo.

Sempre que uma atividade ou desafio demandado exigir a colaboração, estamos intensificando as relações dentro da plataforma. Num primeiro momento, pode até parecer “forçação de barra”, mas o objetivo comum dos participantes suplanta qualquer resquício de exagero.

Não há como negar que hoje quase tudo é digital (compras, serviços de entrega, validação de documentos). A pandemia acelerou o processo de transformação de diversos outros serviços, que ainda engatinhavam nesse mundo moderno. Ao falarmos das relações, sofremos as mesmas perdas ao adotarmos, por exemplo, o home office. O que importa é conseguir se adaptar para que a qualidade desses relacionamentos sejam significativas e tragam relevância no contexto do evento.

Mensuração

O mundo digital oferece uma gama praticamente infinita de registro de dados. É possível (mas não necessariamente é ético) saber até mesmo o teor da conversa entre usuários de uma plataforma. Então, podemos afirmar categoricamente que o ambiente online permite, definitivamente, medir o grau de interação entre participantes de um evento, e não somente estimar este relacionamento. A partir do tratamento dos dados é possível criar métricas cada vez mais precisas, que auxiliem na tomada de decisão durante o planejamento dos eventos.

Uma das estratégias, portanto, que a gamificação proporciona é a possibilidade de não participação, ou seja, ninguém é obrigado a participar da jornada lúdica, se não quiser. Isso possibilita que os usuários interajam da forma como se sentirem à vontade, em determinadas ocasiões.

É isso aí! Os eventos online chegaram para mostrar que o mundo mudou. E que a forma de se relacionar, também.

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Flávio Resende
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 02/11/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-16T15:39:22-03:00