O poder do aprendizado com experiências online

Aprimorar o aprendizado é um dos focos da humanidade há séculos. Se acelerarmos as fases pré-históricas e as revoluções industriais, dando um pause nos dias de hoje, finalmente compreenderemos que o aprendizado é uma experiência íntima que acontece quando uma pessoa modela mentalmente a impressão do mundo ao seu redor. É aí que entra o poder das experiências online em eventos, usando artifícios da gamificação.

Se você se sentiu inseguro nos últimos meses de pandemia e acabou pesquisando protocolos de segurança no seu navegador, ou depoimentos de infectologistas na mídia, provavelmente tenha descoberto um novo mundo de possibilidades, seja em workshops, meet ups, webinares ou conferências.

Tudo é importante neste universo dos eventos online: da acessibilidade à personalização de acordo com o público e os objetivos a serem atingidos.

Neste sentido, é para isso estamos aqui: reinventar as experiências dentro do mundo digital. Entenda, portanto, o aprendizado da perspectiva de uma criança, que está prestes a montar um quebra-cabeça infinito, onde sempre há peças a encaixar.

 

A partir dessa visualização, podemos conceber pilares importantes:

  1. O aprendizado acontece de dentro para fora;
  1. Aprender é um ato experimental e experiencial. Dessa forma, a curiosidade é a mola mestra do aprendizado, oposto a simples memorização do conhecimento;
  1. Aprender é um ato de criação (criar um modelo mental coerente com o mundo que o cerca);
  1. Aprender é empreender. Portanto, é correr riscos. Ambientes confiáveis permitem que as pessoas corram mais riscos e, portanto, tenham mais oportunidades de aprendizado;
  1. Não há aprendizado sem erros. É essencial poder errar e experimentar novamente;
  1. Só há aprendizado quando há significado. O valor de cada coisa é uma percepção íntima e individual. Transmitir valor é infinitamente mais importante que transmitir conteúdo;
  1. Aprender o novo depende da correlação com experiências prévias. Quanto maior a diversidade e a qualidade de experiências anteriores, maior a chance adquirir novos aprendizados.

Com esses pilares, imaginamos que o exemplo da criança é verídico e que um dia ela terminará de construir seu quebra-cabeças, mas a cada erro ou acerto ocasionado pela experiência da montagem, ela aprende mais e preenche o quebra-cabeças infinito que está em sua mente.

O poder da experiência é o que define a eficiência e compreensão de cada passo dado em nossa vida. A gamificação, por sua vez, está em uma onda crescente. Graças a isso, percebemos que as experiências em eventos online exercem um poder de grande valor a ser aproveitado. E para isso trabalhamos e aperfeiçoamos as dinâmicas atuais para garantir a melhor experiência para o seu participante.

A jornada de um usuário em um evento online visa transcender os sentidos de compreensão de um conteúdo. Não basta assistir e dar um check de conclusão. A experiência envolve esse participante em um novo universo e o faz um agente de contribuição, onde ele é ensinado através de colaboração, para que possa inserir suas preferências, compreender os fatos e ser um propagador dessa metodologia.

Fazer eventos online de valor é o nosso trabalho, mas construir uma experiência enriquecedora para você é o nosso objetivo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Sarah Farias
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 07/12/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-16T16:00:17-03:00