Como o online superou o presencial nos eventos

Até a pandemia, antes de entrarmos neste cenário de isolamento social, os eventos online ainda engatinhavam. A partir de então, o crescimento em volume e a evolução deste mercado foram enormes. De bebês de colo, ele já se tornaram pré-adolescentes, com uma capacidade tremenda de crescimento. E a curto prazo.

Somados, estes fatores reunidos nos trouxeram a percepção de que os eventos online superaram os presenciais e ainda há uma quantidade absurda de dados que podem ser analisados para corroborarem com esta afirmação.

Hoje, os eventos online superaram os presenciais em vários aspectos: desde a atração do público até a mensuração dos resultados. Se estabelecer no ambiente digital traz, ainda, outra importante vantagem, como o alcance e o registro de informações. Tudo isso a partir de um tratamento analítico capaz de trazer inúmeras alternativas para a tomada de decisão, com base em dados.

Mercado em ascensão

E há espaço pra crescer? A resposta é sim; e o processo de ascensão apenas começou. Isso porque a questão tecnológica permite uma expansão quase que ilimitada, pois a associação de tecnologias existentes, aliadas ao desenvolvimento de outras, traz ao mercado um mar de possibilidades de eventos, que pode ou não acontecer simultaneamente e alcançar o mesmo público de maneira assíncrona.

Trocando em miúdos, podemos ter eventos voltados para o mesmo público, acontecendo simultaneamente, em que os participantes consigam absorver ou usufruir de todo o conteúdo ou da experiência disponibilizada de forma assíncrona, ou seja, um de cada vez, desde que os eventos disponibilizem recursos para isso.

Mas haveria chances de se voltar atrás? Se olharmos a história evolutiva da tecnologia, raros são os casos de retrocesso, mas mesmo nesses casos, o retrocesso nunca foi até o estado original. Podemos, então, afirmar que a chance de que os eventos online sejam suplantados ou deixados de lado é mínima, tão grande é a repercussão dos cases de sucesso. Parafraseando Albert Einstein, um mercado que se abre para novas possibilidades, jamais retorna ao seu tamanho original.

São inúmeros os benefícios de um evento online. Destacamos aqui cinco deles:

  • Alcance: o mundo digital tem uma capilaridade inigualável quando comparado ao mundo físico;
  • Custo: se compararmos ventos com as mesmas proporções, aquele realizado no ambiente virtual terá um custo muito menor;
  • Estatística: os dados registrados por um evento digital são muito mais precisos, uma vez que é capturado participante a participante, enquanto que no evento presencial, ele é feito por amostragem;
  • Registro: um evento digital pode ter toda a sua realização registrada e disponibilizada posteriormente sem muita dificuldade.
  • Estrutura: Os ambientes virtuais de um evento online podem ter estruturas inimagináveis na vida real, como por exemplo, um palco em uma ilha flutuante, como foi o caso da Semana de Inovação 2020.

Trata-se de um mercado recente. Isto posto, ainda não temos estudos que transmitam a realidade atual dos eventos online, mas com a rápida aceitação do mercado e seu crescimento perceptível, não é de se admirar que institutos especializados estejam levantando informações suficientes para que este estudo seja lançado em breve.

Uma das maneiras de fomentar ainda mais este mercado é criando versões virtuais de eventos já existentes, utilizando tecnologias inovadoras e, principalmente, adequando conteúdos e atividades.

Por incrível que pareça, ainda percebemos que os eventos online, em sua maioria, apresentam conteúdos em formatos de vídeos e arquivos para download, ou seja, recursos interativos ainda são pouco explorados, seja pela sua complexidade de aplicação, pela falta de interesse ou pela velocidade de entrega, que não permite o desenvolvimento da aplicabilidade dessas tecnologias.

Gamificação

Uma novidade neste contexto é a gamificação – termo muito recente e pouco utilizado neste mercado, mas com um potencial incrível, justificado pela evolução dos games. Além disso, a transformação digital dos eventos aproximou ainda mais um do outro.

Para começar bem, observe como você tem produzido seus eventos e compare-os com os promovidos pelos seus concorrentes.

Imaginamos que você já tenha reconhecido que precisa inovar, certo? Não tenha dúvida de que isso já lhe deixa a um passo na frente, principalmente se a sua escolha for partir para a gamificação de seu evento.

O que você está esperando? Procure a gente! Vai ser um prazer poder ajudar você a tornar o seu evento digital ainda mais incrível!

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Flávio Resende
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 30/11/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-17T15:00:19-03:00