Monte um evento online e atinja resultados maiores do que um evento presencial

Pensemos na seguinte situação: você está preparando um evento e deve escolher a quantidade de pessoas que irão consumir o seu conteúdo. O que você prefere? Encontrar cerca de 25 a 30 pessoas que possam ir, presencialmente, para a ocasião ou, quem sabe, atingir, de forma virtual, um número ilimitado de participantes para o seu projeto?

Se o seu intuito é expandir e se conectar com a maior quantidade de mentes possíveis, então, você deve escolher a segunda opção, sem titubear!

O sucesso de uma produção pode ser avaliado pelo retorno do público, mas, que tal pensarmos um pouco fora da caixinha? O mundo dos eventos exige que os empreendedores deste meio conquistem resultados sólidos e satisfatórios. Nesse sentido, qual formato é mais adequado para alcançar esses preceitos?

Bom, é sabido que os eventos presenciais mediam os resultados através de estimativas, amostragens e de um trabalho estatístico que traz a noção do sucesso alcançado. Por outro lado, os eventos realizados em ambientes digitais trazem o registro de todas as atividades de cada participante, incluindo a quantidade de interações com a plataforma e com outras pessoas que também estavam presentes.

Além disso, por meio da digitalização dos processos, é possível contabilizar o tempo em que o participante esteve presente no evento, quantos conteúdos ele consumiu e outras infinidades de dados que podem ser tratados estatisticamente para mensurar se os seus objetivos foram atingidos.

Então, além de possibilitar o acompanhamento de diversas métricas, as informações reunidas possibilitam que você, responsável pelo evento, possa saber onde errou e onde acertou para oferecer um produto cada vez mais interessante e diferenciado dentro do mercado.

Apesar das vantagens, é comum que ainda exista um grande receio de migrar do off-line para o online. É inegável que esse negócio, apesar de já ser presente em nossas vidas, é uma área nova e que está em constante expansão. Ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Sabemos também que muitas pessoas ainda não confiam no potencial da tecnologia. Claro que o olho no olho muda a experiência de um participante, mas os avanços que tivemos dentro do meio digital são tão significativos que, inclusive, não deixam a desejar nesse cuidado especial que os eventos físicos proporcionam.

Nós, da Ekoá, estamos aqui para te mostrar que o virtual é a nova tendência do momento – e que veio para ficar. No quadro abaixo, comparamos os dois formatos de eventos para que você possa avaliar, por conta própria, o que é mais benéfico. Confira:

Eventos Virtuais Eventos Presenciais
Por ser remoto, exige menos custos de produção; Exige um investimento em infraestrutura para o recebimento dos convidados, públicos e/ou palestrantes;
Público ilimitado; O público deve estar de acordo com a quantidade de pessoas permitidas no local do evento;
Métricas de fácil acesso por serem disponibilizadas online; É necessário investir em uma apuração interna para contabilizar os resultados obtidos no evento;
Tudo que é realizado em um evento presencial pode passar para o mundo virtual. Deve ser inovador para fugir da monotonia.

 

 

Problemas no caminho?

 

Se você está disposto a digitalizar o seu evento, então, prepare-se para entrar em um universo cheio de oportunidades! Entretanto, tenha a consciência de que a facilidade de levar o seu projeto para o ambiente virtual não te isenta das responsabilidades de estar atento aos processos internos que estruturam o resultado final.

Os eventos em ambientes virtuais só não apresentam resultados quando há alguma falha, seja na divulgação, ou no desenvolvimento do próprio evento em si. Por isso, saiba planejar um conteúdo relevante que possa ser desenvolvido na plataforma escolhida. Além disso, esteja ciente de que é preciso ter uma organização prévia para que as métricas sejam alcançadas.

 

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Gabriella Collodetti
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 11/12/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-18T14:04:10-03:00