O segredo dos eventos on-line

Ao participar de eventos online é comum que o público surpreenda-se com a dinâmica, a facilidade, a agilidade da informação e os aspectos estéticos das plataformas disponibilizadas hoje em dia. E, de fato, é exatamente este o objetivo!

O planejamento feito por trás de cada um desses processos é detalhado e customizado para a melhor experiência do usuário. Mas nos bastidores da magia digital existem segredos que você nem imagina e que nós vamos desvendar aqui quais são.

A maioria das pessoas está acostumada com a lógica presencial e física para a realização de um evento. Isso é normal. Mas o que nem todos têm consciência é de que uma cerimônia digital pode, e deve, ir muito além das tradicionais videoconferências. Assim, tem-se experiência ímpar e agradável e, por vezes, superior às que seriam entregues em um evento tradicionalmente presencial.

Quem já participou de alguma dessas videochamadas super longas deve conhecer o drama que é tentar se manter atento, absorvendo todo o conteúdo. Exatamente por isso, ao construir uma jornada completamente digital, deve ser levado em conta que a plataforma e os meios de acesso são diferentes do off-line. Logo, precisam de especificidades e cuidados únicos para esse tipo de produção. Só uma equipe instruída e comprometida poderá dar conta dessa demanda.

Para quebrar todas essas barreiras e resolver problemas, existem alguns segredinhos para um evento online bem sucedido. Confira:

1.Criar uma experiência memorável

Sabe quando você vê um filme emocionante e fica tão abalado com o final que sente vontade de brigar com os roteiristas? Esse é um impacto emocional que pode abranger mais do que as telas do cinema. Os participantes do seu evento precisam concluir a jornada com a sensação de que algo em si mudou, fazendo dele um acontecimento tão impactante que o indivíduo chegue à reflexão sobre a temática escolhida para o evento. O nosso cérebro registra melhor o que vem embrulhado de afeto. Quanto melhor as sensações e estímulos que seu evento causar, mais memorável será. Portanto, os resultados serão os mais efetivos e o impacto verdadeiro.

2.Proatividade e engajamento

A participação ativa de cada pessoa, na sua jornada dentro de um evento digital, é basilar para os melhores resultados, pois, assim, a atenção é retida ali no momento da ação. A caminhada deve ser intuitiva e cativante para prender o participante e cancelar todas as distrações possíveis, que no digital não são poucas.

3.Protagonismo e autonomia

 

Quem participa de um evento digital é o ponto central para todas as decisões e escolhas que serão concluídas no processo de idealização e execução do evento. Cada indivíduo precisa ter autonomia para traçar o caminho que quiser, no tempo que precisar e da maneira que achar correta, mas, claro, de uma forma que haja garantia na absorção dos conteúdos estimulados. Liberdade, mesmo que limitada, é essencial para o sucesso na retenção da sua audiência em um evento digital.

Também é importante que, depois da aplicação de todos estes conceitos, o projeto final seja experimentado pela equipe organizadora e patrocinadora daquele evento, para que, através dessa navegação experimental, estas pessoas vivenciem um pouco da experiência do participante. Esta etapa vai ajudar na visualização da importância que cada um desses detalhes citamos acima.

Eventos digitais podem até ter um truque de mágica, mas a receita da porção aqui é: uma pitada de UXDesign; e outra de gamificação.

Tenha certeza de que, com esta alquimia, seu evento será um sucesso.

Gamifica ai!

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Sarah Farias
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 09/12/2020

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2020-12-21T15:20:52-03:00