Fatos surpreendentes sobre eventos presenciais

Não tem jeito: os eventos online vieram pra ficar. Enquanto os presenciais oferecem a capacidade para o público de estar em contato direto com palestrantes e participantes, além de promoverem a interação analógica, no que se diz respeito ao tato em atividades, os digitais trazem uma série de outros benefícios. Vamos lá:

(1) É possível oferecer, em eventos online, uma jornada de gamificação aos participantes, em que eles possam se engajar e criar laço com o propósito do evento;

(2) Estar presente no evento de qualquer lugar em que você esteja;

(3) A capacidade de ver conteúdos de forma assíncrona, ou seja, depois dele ter sido realizado, por exemplo;

(4) O custo de um evento online é muito mais barato do que um evento presencial;

(5) O fato de poder alcançar um número muito maior de participantes do que eventos presenciais;

(6) O poder de networking: em eventos online não é necessário se aproximar da pessoa, conversar apenas com uma. Com chats, os participantes podem conversar simultaneamente com várias pessoas, além de ter a certeza de que essa pessoa é a certa para uma conversa, tendo em vista que em eventos online sabemos o perfil da pessoa e sua descrição da bio, com seus interesses e procuras no evento.

Parece meio óbvio, mas por classificação, os eventos digitais se subdividem conforme o tipo de transmissão, podendo ser ao vivo ou gravado. O que muda, além disso, é o conteúdo e o público a ser atingido, que influenciam, sobremaneira, nas plataformas escolhidas, na estratégia de comunicação a ser adotada e na linguagem de todo conteúdo produzido.

Para exemplificar, se um evento tem foco educacional, o seu formato pode ser um curso, uma palestra ou um workshop. Quando o viés é expositivo, ele normalmente tem características de uma feira ou convenção. Há ainda a possibilidade de ser, por conta do encerramento do ano fiscal, um evento com a intenção de apresentar o demonstrativo de resultados de uma empresa ou organização. Em outras palavras, são diversos os formatos possíveis, que exigem um planejamento e execução específicos para cada um deles.

Pode parecer que não, mas o cenário de eventos digitais é muito recente. Ao mesmo tempo, possui uma curva exponencial de inovação, se comparado aos primeiros eventos corporativos, que nada mais eram do que ambientes virtuais para a exibição de conteúdos.

Hoje, muitos destes eventos constroem digitalmente o ambiente, colocando o participante na condição de “avatar” capaz de caminhar pelo cenário virtual, como num jogo de vídeo de game. Neste sentido, inovar em um evento digital é utilizar mecanismos e tecnologias, de forma cada vez mais inusitada.

Mas, de maneira geral, o que torna um evento online de fato surpreendente, na visão os participantes, são:

(1) Ambientes personalizados, que é o que dá sentido ao evento;

(2) A possibilidade de networking com todos os participantes do evento, de forma mais simples;

(3) A possibilidade de assistir de forma assíncrona o conteúdo;

(4) E os desafios engajadores e premiações no final deles.

Já da perspectiva dos organizadores, o que conta são:

(1) O custo mais baixo para realizá-lo;

(2) A possibilidade de alavancar o número de participantes;

(3) A possibilidades de personalizações de ambientes em eventos na plataforma Gamifica.ai;

(4) O conteúdo do evento pode ficar na plataforma além do tempo do evento.

Seguindo esta linha de raciocínio, fica muito difícil dar errado. E contando com o apoio de quem entende do assunto, muito menos, né?

 

Cinco dicas de como tornar um evento online surpreendente:

 

Listamos cinco dicas de como tornar um evento online surpreendente:

  • Faça com que seus participantes se engajem com o propósito do evento;
  • Faça um bom marketing de divulgação;
  • Forneça prêmio (de qualquer forma) aos participantes engajados;
  • Tenha claro e foque em bons conteúdos para serem transmitidos;
  • Viabilize seu evento na plataforma Gamifica.ai.

Feliz 2021! E seguimos juntxs!

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Flávio Resende
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 07/01/2021

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-01-12T12:41:58-03:00