Não é só o escritório, os eventos também foram para o digital

Não há pra onde correr: de maneira geral, os eventos migraram para o ambiente online, seja por conta da suspensão do modelo presencial ocasionada pela pandemia, seja pela enxurrada de plataformas digitais que surgiram no ano passado.

Mas não há estudos, ainda, que demonstrem o volume de eventos que adotaram a versão digital. O fato é que, ao longo de 2020, pudemos acompanhar grandes eventos tradicionalmente presenciais que lançaram suas versões online e fizeram sucesso, como a Semana de Inovação 2020, a maior conferência de inovação em governo da América Latina; e a CCXP, maior iniciativa de cultura pop da América Latina. Ambos foram forçados a acontecer no âmbito digital e não pretendem mudar o formato daqui para a frente.

Mas esta tendência veio para ficar? Quando falamos em eventos, consideramos qualquer acontecimento que reúna pessoas em torno de um objetivo. Assim, uma vídeo-aula é, portanto, um evento digital. Em 2019, já observava-se que este movimento vinha ganhando corpo, embora com uma certa desconfiança.

A grande verdade é que a pandemia fortaleceu o mundo digital como um todo e o mercado de eventos não ficou para trás, passando por um desenvolvimento recorde em questão de insumos, ferramentas e conteúdos para que, no final, os eventos se tornassem atrativos, confiantes e eficazes. Desta forma, os resultados se mostraram expressivos, dentro de uma dinâmica de evolução constante. Tudo o que o mercado quer, não é verdade?

Oportunidade

A melhor forma de aproveitar esta tendência é aderir ao movimento. Se a sua empresa está planejando um treinamento, uma palestra, um curso, uma conferência e até mesmo um happy hour, agora é a hora de investir no digital e criar um acontecimento online para entrar de vez no mapa de empresas inovadoras. A hora é extremamente propícia para criar versões digitais dos eventos presenciais ou, simplesmente, criar algo novo e único já no mundo virtual.

Conheça alguns eventos que tradicionalmente aconteciam de forma presencial, mas que migraram para o digital em 2020:

  • Semana de Inovação – É o maior evento de inovação da América Latina, em âmbito de governo. Na sua 5ª edição, realizada em 2019, o evento já demonstrava sinais de pioneirismo ao realizar um formato híbrido, utilizando uma plataforma digital para complementar a experiência do participante. Já a edição de 2020 foi totalmente online, realizada em um ambiente virtual, totalmente customizado;
  • Comic Con Experience – É a maior feira de cultura pop da América Latina. Em 2020 também reinventou o seu formato e foi realizada de forma 100% online, entregando mais de 150h de conteúdos inéditos e 250 lives simultâneas. A ação contou ainda com a presença virtual de artistas consagrados do cenário de entretenimento mundial.

Principais vantagens da mudança

Para os promotores de eventos, as principais vantagens são a simplificação de gerenciamento da logística, agora concentrada em uma única equipe responsável por criar toda a infraestrutura para o evento; custos reduzidos, uma vez que é mais barato realizar um evento online de mesmas proporções que o presencial; ampliação do poder criativo, já que o mundo digital não tem tantas limitações quanto o físico, o que abre um leque de possibilidades; e a geração de um banco de dados massivo, uma vez que é possível monitorar todo o evento, de forma minuciosa, gerando um banco de dados massivo. Na prática, isso possibilita que uma área de BI consiga tomar decisões estratégicas de maneira mais acertada.

Já para os participantes, o evento online traz a possibilidade de vivenciá-lo do conforto da sua casa, com acesso no momento mais apropriado. Este formato também oferece maiores oportunidades de interação e networking e permite que a pessoa consuma, de modo assíncrono, conteúdos que foram apresentados simultaneamente.

Tá esperando o que? Ligue pra gente, que estamos a postos para te ajudar!

 

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Flávio Resende
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 25/01/2021

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-01-27T18:50:50-03:00