Os três segredos que eu aprendi fazendo eventos on-line

Depois de ler esse texto, esperamos que você inclua o nosso perfil do Instagram (@ekoajogos) na lista de melhores amigos da sua rede social! Afinal, quem avisa, amigo é, certo? Apesar do ditado ser démodé, é inegável a verdade que ele traz. Por isso, hoje, a nossa conversa vai além de alguns conselhos. Na verdade, vamos lhe oferecer três segredos sobre os eventos on-line que nunca são compartilhados abertamente e que, sem dúvidas, são fundamentais para quem deseja entrar nesse universo. Confira:

  • Você economiza

Ao realizar um evento on-line, o seu investimento torna-se menor quando comparado a um projeto presencial de mesma magnitude. Isto é, fazer um evento para 10 mil pessoas é muito mais caro no mundo físico do que no digital, seja no comparativo de espaço, estrutura, decoração, equipe, logística ou até mesmo no recebimento de convidados. Tudo fica mais caro!

Quem deseja sair do óbvio, apresentando um conteúdo de qualidade e de uma forma que caiba no bolso, não há para onde fugir: a aposta é no virtual.

Esse fator não é contado espontaneamente, visto que ainda há um tabu muito grande acerca do impacto que um evento on-line pode gerar. Apesar da distância, por conta do público assistir à ocasião por meio de uma tela – de computador ou celular –, já é possível oferecer uma experiência completa para os participantes, mesmo sem o tal “olho no olho”.

  • Você pode ter prejuízos

Em contrapartida ao primeiro tópico, é possível que o financeiro aperte caso você não se prepare adequadamente. Por isso, é importante estar ciente de que mudanças em cima da hora são muito caras e podem ter uma repercussão muito negativa para o projeto.

Realizar uma alteração, por menor que seja, em um ambiente virtual, é uma tarefa complexa. Nossa recomendação é que o acompanhamento para a criação seja mais rigoroso e minucioso. Além disso, a atenção aos detalhes e um entendimento fino entre as expectativas do cliente e o que será entregue são pontos imprescindíveis para evitar prejuízos.

  • Você vê tudo!

Com um evento on-line, é possível monitorar praticamente qualquer atividade. Isso implica em um banco de dados massivo e rastreável que pode ser utilizado pelo cliente de diversas formas, desde que alinhada à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como descobrimos tudo isso?

Nós, da Ekoá, não somos leigos no mundo dos eventos. Já estivemos por dentro, presencialmente, de workshops, treinamentos e, inclusive, jogos corporativos. Nossa visão sobre esse assunto sempre foi ampla e, claro, aberta ao debate. Vimos, no mundo digital, uma oportunidade de trazer algo inovador e completamente fora do padrão.

Aliado a uma desenvolvedora de software, criamos uma equipe com expertises e, assim, nasceu a Gamifica.ai. Tcharam! Nisso, desenvolvemos a plataforma e começamos a identificar alguns gargalos que não eram previstos para a realização de um evento presencial, bem como facilidades quando comparado ao ambiente físico.

Foi assim que desenvolvemos os aspectos cruciais de um evento on-line. Tivemos que contemplar as atividades necessárias para mitigar as falhas, identificando os pontos de contato necessários com as pessoas e, também, criando métodos para monitorar e armazenar dados sensíveis.

Novos horizontes

A grandeza dos segredos que compartilhamos não é capaz de ser mensurada. Isso porque eles mudaram completamente a forma que fazemos eventos. Com a junção de cada tópico, pudemos processualizar os insights. Ou seja, criar e inserir os mecanismos necessários para que tudo aconteça com o menor número de intercorrências possíveis.

A partir de então, produzimos uma etapa de cocriação para alinhar as expectativas de cliente e os produtos que seriam entregues. Tivemos que prestar atenção nos pontos de controle para validação do que está em desenvolvimento e, igualmente, contamos com um cuidado especial ao elaborar algumas estruturas padrão para serem replicadas dentro do evento.

Hoje podemos afirmar que, graças à detecção precoce desses segredos, conseguimos desenvolver um projeto com um investimento relativamente baixo, uma plataforma praticamente sem bugs e um tempo de resposta excepcional.

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Gabriella Collodetti
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 21/01/2021

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-01-27T00:05:15-03:00