Três razões poderosas para você migrar para os eventos online

Em tempos de pandemia, há quem pergunte se a migração para o online, no caso do mercado de eventos, é uma mudança viável. Diríamos que mais do que isso, ela é quase uma necessidade primordial.

O primeiro e mais importante motivo tem a ver com as orientações da Organização Mundial da Saúde, que buscam minimizar o risco de novas infecções pelo coronavírus. Evitar aglomerações, não é segredo para ninguém, tem sido nos últimos tempos a palavra de ordem do momento. Portanto, todo cuidado é pouco.

O segundo motivo diz respeito ao investimento. No mundo digital, a realização de um evento tende a ser mais barata. Isso porque migrar um evento presencial para o digital, nos mesmos moldes, ou seja, mantendo suas características de magnitude e alcance, é realmente mais barato. No entanto, ao avaliar as possibilidades que o mundo virtual oferece, o planejamento do evento costuma ganhar maiores proporções e isso pode aumentar o custo do projeto de maneira considerável.

Mas este processo de mudança é rápido, perguntariam alguns. A resposta é: depende. Hoje, encontramos diversas plataformas digitais para eventos que utilizam hotsites personalizados, com links e ferramentas embedadas. Assim, a velocidade de implementação é muito absurda porque a complexidade é proporcional à personalização da página.

Na Ekoá, utilizamos a plataforma Gamifica.ai. Diferentemente de um site, ela possui uma estrutura específica com diversas funcionalidades diferenciadas, incluindo mapas desenvolvidos de forma personalizada. Na Gamifica.ai, trabalhamos com três propostas de eventos, que influenciam diretamente na velocidade de implantação. São elas:

  • Default – Alta velocidade de implementação por possuir estruturas básicas prontas e baixo grau de customização de elementos;
  • Custom – Velocidade de implantação média, possui estruturas básicas semi-prontas com possibilidades de personalização e um grau mediano de customização de elementos; e
  • Super-custom – Necessita de um maior tempo de implantação, pois pode ser totalmente customizado: mapas, estruturas, elementos e etc.

Na prática, a mudança pode ser rápida, mas não é simples. Um evento online não pode ser exatamente igual à sua versão presencial por diversos fatores e eles devem ser detalhados ponto a ponto. Para tanto, nós da Ekoá, criamos um método de cocriação e contamos com uma equipe de especialistas que irão participar de toda a conversão do evento presencial para o digital para que não haja perdas e ainda seja possível inserir outras estratégias de engajamento para o sucesso absoluto do evento.

Sabe-se que muitos eventos deixaram e ainda deixarão de ser realizados por conta da pandemia. Então, uma das razões para migrar o seu evento para o digital é não deixar de realizá-lo. Outro ponto importante é se despontar como uma empresa inovadora, uma vez que eventos virtuais ainda são vistos como novidade e as tecnologias utilizadas em uma plataforma dessas nunca tiveram um foco de desenvolvimento tão forte.

Uma outra razão para essa migração é a ampliação do alcance com o público. Ao realizar um evento online, rompemos as barreiras geográficas e podemos, praticamente, alcançar pessoas no mundo todo. Uma mão na roda, né?

O fato é que, ao longo do tempo, vimos incontáveis tecnologias surgirem e percebemos que esse fluxo é exponencial. Além do mais, empresas pioneiras que investiram em tecnologias consolidadas, ainda no seu início, foram muito bem sucedidas.

Em resumo, hoje, podemos fazer quase tudo pela internet e com os eventos não será diferente. É um caminho sem volta, goste você ou não.

No entanto, é um mercado que ainda está se afirmando e que ganhou muita força como solução em tempos de pandemia. Por isso, já está abocanhando uma boa fatia do mercado de eventos.

Por este e muitos outros motivos, este é o momento de aderir a esse modelo em expansão. E o melhor de tudo é poder contar com a forcinha de quem entende do assunto e que vai adorar poder ajudar você a materializar o seu projeto! 😉

Gamifica ai, vai!

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Gabriella Collodetti
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 28/01/2021

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-02-05T16:23:04-03:00