É fácil ter um centro de convenções on-line

O local onde ocorrem palestras, eventos, feiras, shows ou congressos é, em tese, intitulado centro de convenções. Basicamente, essa referência é para grandes edifícios públicos, com espaços amplos e capazes de acolher um grande número de pessoas.  Possivelmente, você já deve ter ido a um ambiente assim, muito provavelmente de maneira presencial. A grande novidade da vez é que, graças às voltas que esse mundo dá – e às novas tecnologias do mercado, não podemos negar –, esse tipo de lugar entrou para o meio digital.

Sim! É isso mesmo: hoje em dia é possível criar, virtualmente, um centro de convenções. E o melhor de tudo é que não existe há monstro de sete cabeças para esse processo. Nós, da Ekoá, podemos afirmar isso, pois, felizmente, em parceria com a Gamifica.ai, já desenvolvemos vários projetos interessantes nessa mesma linha.

De modo geral, os clientes utilizam essa criação como um espaço para alugar – igual nos ambientes físicos.  A diferença é que, indo para o digital, esse centro de convenção pode ser de qualquer tamanho. Além disso, é possível escolher cada aspecto da sua estrutura (visualmente falando). Mas se você tiver um perfil muito  indecisa, ainda temos um plus de poder apresentar padrões prontos para serem utilizados. Mamão com açúcar, né?

Indo para uma abordagem mais técnica, que tal entender um pouquinho desse processo? Basicamente, é preciso saber que, para ter um centro de convenções on-line, é fundamental estabelecer alguns pontos que precisam ser executados, entre eles:

  • Encontrar uma plataforma interativa para que os usuários consigam acessar e navegar;
  • Obter uma referência imagética do ambiente para o participante, seja foto, ilustração, modelo 3D ou qualquer outra coisa nesse sentido;
  • Investimento em um servidor para hospedar a plataforma. Contudo, ele deve ser potente o suficiente para suportar os acessos dos participantes e também da equipe de operação, responsável por realizar uma varredura para corrigir bugs e realizar atualizações.

Talvez você pergunte: qual a pegadinha por trás disso tudo? É tão simples e eficiente quanto parece, ou seja, não há enganações implícitas. Somando-se a tudo isso, podemos adicionar na listinha de benefícios o custo-benefício envolvido nesse processo.

Isso porque, quando buscamos um centro de convenções presencial para realizar um evento, é preciso avaliar a disponibilidade, capacidade máxima, localização geográfica, sazonalidade, taxas para serviços de segurança, limpeza, seguro e, ainda, toda a infraestrutura necessária para deixar o ambiente com a identidade visual do evento. Ufa! Já doeu no bolso, né?

Por outro lado, o ambiente virtual foge desta premissa. Quando há o investimento no meio digital, toda a infraestrutura é desenvolvida pela equipe de design.

Já a capacidade máxima do centro de convenções fica a cargo da robustez do servidor. Ao comparar um evento presencial com um digital, mantendo a mesma magnitude, a versão online tem um investimento bem mais acessível. Fora que não há limitação de palcos ou eventos simultâneos que podem ser realizados. É extremamente mais vantajoso e, sem dúvidas, econômico.

Nós amamos eventos presenciais, mas, sem dúvidas, reconhecemos a grandiosidade oferecida no formato virtual. Menos preocupações e mais resultados: é isso que prezamos e, claro, o que buscamos oferecer.

Será que você está pronto para inovar o seu projeto? Venha conversar com a gente!

Produção de Conteúdo:
PROTIVA COMUNICAÇÃO
Texto: Gabriella Collodetti
Revisão e Edição: Flávio Resende
Data: 10/2/2021

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-02-18T11:48:02-03:00