8 Técnicas para Montar e Engajar uma Equipe de Alta Performance

Com certeza você já ouviu falar muito sobre engajamento, principalmente voltado para redes sociais. Porém, engajar uma equipe também é essencial para os resultados de uma empresa.

Verdade seja dita: sem pessoas, nenhuma organização alcança o sucesso. Seja na área de vendas, marketing e até em recursos humanos ou engenharia, são as pessoas que fazem acontecer.

Nem sempre é fácil ter um time que trabalha com afinco e dedicação, sendo a falta de engajamento um problema recorrente.

Muitas vezes a questão é simples, como não saber exatamente o que se espera do trabalho ou não ter conhecimento sobre os objetivos da empresa.

Em outras situações, a inércia pode ser fruto de problemas pessoais, falta de reconhecimento ou uma chefia impositiva.

Fato é que para começar a entender como engajar uma equipe é preciso entendê-la. Enxergá-la de fora, no todo e, ao mesmo tempo, na individualidade.

Comece por aí. Então, se a sua empresa enfrenta problemas com engajamento, veja abaixo outras técnicas que podem te ajudar. Boa leitura!

8 técnicas para engajar uma equipe

1) Tenha uma comunicação clara

Em primeiro lugar, pode parecer um ponto básico, mas a comunicação dentro de uma organização nem sempre é clara para todo mundo.

Especialmente, quanto a metas e objetivos, seja de curto, médio ou longo prazo. Então, ao se sentir “perdido” o engajamento do time naturalmente cai.

Por isso, em qualquer ação ou comunicado com o funcionário, mostre o que espera dele, qual será o papel dele no projeto. Inclusive, em reuniões. Seja objetivo e preciso.

2) Aposte em treinamento

Depois, investir no treinamento é outra forma eficiente de engajar uma equipe. Para você ter uma ideia, essa é uma ferramenta poderosa de conexão das pessoas com o negócio.

Imagina se você tiver o suporte de uma empresa dedicada e especializada para transformar o trabalho, eventos e educação corporativa?

Principalmente por meio de jogos, gamificação e outras metodologias inovadoras?

O céu é o limite, pois ajuda na resolução de problemas, no raciocínio crítico e até na construção de comportamentos esperados.

Quando você foca na experiência, cria ainda mais engajamento e memórias afetivas e fortes nos colaboradores.

Vale a pena sair do senso comum e encantar o time desde o primeiro contato com sua empresa.

3) Ensine a cultura empresarial para engajar uma equipe

Inclusive, durante os treinamentos com simulação online, por exemplo, você pode transmitir ao colaborador a cultura empresarial.

Nos treinos você poderá trabalhar cenários que instiguem a tomada de decisão e passem uma “moral” da história.

Esse é outro aspecto que ajuda a engajar uma equipe desde sua formação, pois todos irão caminhar na mesma direção e com foco nos mesmos valores.

4) Promova reuniões de feedback

Também é essencial no engajamento que os colabores sejam reconhecidos pelos seus esforços.

Quem nunca achou que fazia seu melhor e não recebia nenhum elogio ou sequer um “obrigado”?

Embora pareça absurdo, essa ainda é uma realidade de muitas organizações que pararam no tempo.

Dar feedback, elogiar, incentivar e motivar devem fazer parte dos processos da empresa.

Por isso, tenha um cronograma de encontros coletivos e individuais para ouvir os colaboradores.

Aproveite esses momentos para compartilhar ideias, sugestões, experiências e até expectativas quanto aos próximos passos do time.

Lembre-se: transparência e empatia hoje são fundamentais para os resultados.

5) Crie metas viáveis para engajar uma equipe

Um erro bastante comum, especialmente em organizações que precisam gerar muitas conversões, é estipular metas quase absurdas.

É desafiador criá-las, é verdade, mas para ter mais produtividade é fundamental que elas façam sentido.

Tanto para a realidade de mercado da empresa quanto para o cargo, função e situação do colaborador.

Portanto, seja justo, tenha propósito nas metas que criar e foque principalmente na construção do objetivo final.

6) Estipule recompensas e incentivos

Quem não gosta de ser recompensado pelo seu esforço? É natural do ser humano querer deixar sua marca no mundo e ser reconhecido pelo que faz.

Por isso, pense em criar um plano de recompensas e incentivos para engajar uma equipe.

Eles podem ser simples, desde um ranking para os vendedores com premiações ao final do mês até aumentos anuais por mérito e desempenho.

Ações, mesmo pequenas, de valorização dos resultados entregues fazem toda a diferença na produtividade e motivação.

7) Elabore um plano de crescimento profissional

Outro ponto importante é o crescimento profissional. Dificilmente você encontrará pessoas que se sintam estimuladas se não souberem o plano de carreira da
organização.

Ninguém quer passar a vida toda recebendo o mesmo salário ou a mesmice, pode ter certeza.

Dessa forma, é essencial que sua empresa pense nisso, impulsionando os colaboradores a quererem dar o seu melhor para alcançarem novos cargos e desafios.

Naturalmente, ao saber da possibilidade de crescimento, o time será mais determinado.

8) Veja e reveja os resultados para engajar uma equipe

Por fim, também se torna obrigatório que você faça análise constante de métricas e resultados se você pretende ter resultados melhores e de forma constante.

Afinal, é preciso saber quais estratégias estão funcionando, aquelas que devem ser alteradas ou cessadas e até as que promovem mais engajamento para alcançar metas e objetivos.

Analisar esses dados ao menos uma vez por mês te ajudará a ter novas ideias e a saber onde investir esforço para engajar uma equipe.

Sem dúvidas o que não faltam são possibilidades para estimular pessoas a se sentirem parte e conectadas a algo maior.

É natural do ser humano querer fazer sempre mais e melhor quando ele se sente querido, reconhecido e estimado, seja nas relações pessoais ou na empresa que trabalham.

Por isso, também vale a pena pensar em ações que estimulem a geração de ideias e o desenvolvimento profissionais e pessoal.

Mais uma vez, nesse cenário, podem-se incluir os jogos, a gamificação e até a realidade aumentada.

Se você quer investir em metodologias inovadoras atreladas a tudo que aprendeu aqui, fale com a Ekoá.

Aproveite para acompanhar o nosso blog e redes sociais para saber mais sobre esse universo de tecnologia e experiência. Até a próxima!

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-07-29T12:17:07-03:00