Como a Ekoá constrói Jogos Empresariais personalizados

Após a revolução industrial, o sistema de educação e mercado de trabalho se consolidou como uma máquina de produzir pessoas com capacidade de operação obediente. Os jogos empresariais personalizados que a Ekoá propõe, é uma de nossas soluções para quebrar com esse padrão ultrapassado de gerenciamento de negócios, e tem o ser humano como centro da didática, com o objetivo de engajar e potencializar essas pessoas para alcançarem resultados incríveis através de experiências memoráveis.

Afinal, vivemos uma era em que equipes de negócios precisam ser proativas, enxergar situações problemas, ter empatia por quem é afetado por esses problemas e pensar em soluções criativas e, quase sempre, com o menor custo possível. 

Para isso, a Ekoá constrói jogos empresariais personalizados que engajem toda uma equipe em prol de um objetivo em comum, mas potencializando cada pessoa também individualmente.

A Ekoá acredita que aprender é um ato experimental e experiencial. Os jogos aproveitam os desejos naturais das pessoas por realização (obtenção de resultados), recompensa, auto expressão, altruísmo e reconhecimento.

Além disso, propiciam a interação entre as pessoas, assim como o desenvolvimento do conceito de cumplicidade e aprendizagem coletiva.

A metodologia dos jogos empresariais personalizados da Ekoá se baseiam em 4 pilares

  • Comportamento: Os jogos motivam os participantes a praticar comportamentos desejáveis e trazem à consciência o que eles fazem que os aproximam e o que os afastam de seus objetivos profissionais
  • Técnica: Fornecemos aos participantes ferramentas estruturadas de operação e gestão para aplicação no contexto profissional.
  • Mensuração de performance: Os participantes produzem entregas mensuráveis durante todo o processo. A participação, dedicação e efetividade dos participantes são evidenciados pelo resultado produzido.
  • Feedback: Os jogos permitem que o participante acompanhe seu desempenho e sua evolução a fim de aprimorar sua performance.

Quais são as transformações que a Ekoá causa através dos jogos empresariais personalizados?

Nossos jogos simulam os desafios do ambiente corporativo em um ambiente onde os participantes podem experimentar, acertar, errar, e, sobretudo, aprender. 

Para garantir que as vivências se tornem aprendizados, desenvolvemos um Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). Por meio dessa metodologia conseguimos realizar treinamentos focados em competências específicas para um número grande de pessoas. 

Tudo isso em um dia, num ambiente divertido. Mas, o que é o CAV?

Quais são as etapas do Ciclo de Aprendizagem Vivencial da Ekoá? 

A metodologia de ensino corporativo da Ekoá acontece por meio do Ciclo de Aprendizagem Vivencial Ekoá, que aproveita a bagagem tácita dos participantes, ensina de forma prática e propõe a aplicação imediata.

O ciclo começa na etapa Preparação com a construção da relevância do tema a ser trabalhado. Na etapa Conhecimento Emergente os participantes constroem coletivamente o conhecimento a partir de suas experiências. 

Após esse nivelamento, os participantes são convidados a testar seu conhecimento na etapa Prática por meio de um jogo. O contraste entre teoria apresentada e o resultado da prática é debatido na etapa Processamento.

Desta forma, são evidenciadas as necessidades de melhoria. Na etapa Conteúdo o facilitador apresenta conhecimentos complementares. O ciclo se encerra com a etapa Plano de Ação onde os participantes se preparam para aplicar o conteúdo trabalhado em seu cotidiano.

Como é construído um treinamento na prática?  (ex: Mosaico Russo)

  • Briefing Inicial: Iniciamos apresentando os objetivos e o formato do treinamento. A seguir, fazemos um acordo de convivência com os participantes, o que proporciona um amplo envolvimento das pessoas na atividade. 
  • Planejamento: Antes do Mosaico, os participantes são divididos em equipes. Cada equipe tem um objetivo único que determina o vencedor, e outro comum para todos que determina a eficiência do grupo como um todo. 
  • Mosaico Russo: Cada equipe é responsável por uma parte que compõe o mosaico e apenas alguns participantes detém as informações a respeito dos pré-requisitos da produção. Após a produção, as equipes devem uni-las formando um único mosaico, representando a união do trabalho de todos. Após a atividade prática é realizado um processamento que permite a análise do desempenho no jogo e aplicação do aprendizado no ambiente da empresa.

3  exemplos de jogos empresariais da Ekoá e Case de Sucesso 

Existem diversos jogos para diferentes objetivos, a seguir, mostraremos 3 de alguns dos que aplicamos em um de nossos cases de sucesso para você perceber na prática os benefícios dos jogos empresariais personalizados.

  • Jogo da Diplomacia: A prática da negociação faz parte de todos os momentos de nossa vida. No Jogo da Diplomacia, cada participante é representante de um país fictício jogando em busca de um objetivo individual que não pode ser revelado aos outros jogadores. Eles experimentam os diferentes tipos de negociação e os mecanismos que conduzem às formas de associações, parcerias e suas consequências comerciais e organizacionais. 
  • Mosaico Russo: No Mosaico Russo, os participantes são convidados a se tornarem artesãos e, juntos, superarem limitações de comunicação, tempo e imprevistos para produzirem um grande mosaico. Este jogo testa a capacidade de se comunicar, trabalhar em equipe e ter uma visão sistêmica de cada participante em um ambiente cheio de adversidades, mas onde errar é possível e gera aprendizado.
  • Ponte Sinergia: É um jogo onde os participantes são divididos em equipes para planejar, apresentar um projeto e construir uma ponte de bambu. Apesar do que parece, o maior desafio não é a ponte, mas sim deixar o pensamento competitivo de lado e trabalhar da única forma em que é possível atingir esse objetivo: cooperando.

Case de Sucesso (Wiz Soluções): 

Demanda: Não há dúvidas da importância de realizar um bom planejamento estratégico. No entanto, um grande desafio é realizar encontros envolventes e produtivos. Normalmente, as pessoas responsáveis por desenhar o planejamento estratégico são muito ocupadas e formam um grupo heterogêneo. Na Wiz, não era diferente. Assim, a Ekoá foi chamada para contribuir com este momento, promovendo encontros eficazes, onde fossem desenvolvidos planejamentos baseados na metodologia OKR e os objetivos e resultados chave fossem construídos de forma participativa com os gestores das áreas da empresa.

  • Planejamento estratégico
  • Metodologias participativas
  • Encontros envolventes e eficazes 

Entregáveis: Nos encontros de planejamento estratégico que realizamos na Wiz, incentivamos a participação por meio de metodologias colaborativas e de diálogo. Todos os participantes se envolveram no processo, emitindo suas opiniões em um ambiente de respeito, confiança e transparência. Desenvolvemos vários canvas para serem preenchidos pelos participantes com post-its, que contribuíram com o processamento das atividades  e proporcionaram um material rico e de fácil documentação para a empresa.

Resultado: O resultado do projeto foram painéis, contendo os OKRs de cada área da empresa, que foram apresentados e assinados por todos os colaboradores no evento de lançamento do planejamento estratégico.

  • Participação
  • Material rico de fácil documentação
  • Envolvimento dos participantes 

“O que eu vejo, eu esqueço.
O que eu leio, eu lembro.
O que eu faço, eu aprendo.

CONFÚCIO

Crie uma experiência de aprendizado memorável para a sua equipe e entre em 2022 com o pé na porta. 

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-10-07T12:20:56-03:00