Porque você deve treinar sua equipe utilizando Jogos Empresariais

Experiência. Essa é a palavra que rege muitos acontecimentos que ficam marcados na sua vida. O mesmo vale quando o assunto é treinar equipe com jogos empresariais. 

Afinal, essas dinâmicas usam estratégias que são capazes de estimular a memória, o engajamento, a competitividade saudável e a motivação. 

Tudo de uma forma leve, natural e que tende a gerar benefícios duradouros. Principalmente, por utilizarem ações que levam a experiências positivas de aprendizado e à qualificação. 

Assim, se tornam lembranças marcantes na vida dos colaboradores e ajudam a construir memórias e conhecimento. 

Sem falar na confiança, gratidão e senso de pertencimento que geram em relação à empresa.

Todos esses benefícios podem ser facilmente convertidos em vantagens para a organização. Inclusive, competitiva, por contar com colaboradores com alto engajamento.

Então, acompanhe as próximas linhas e confira como essa ferramenta pode ajudar a construir um ambiente corporativo de alta performance. 

Sempre com foco em pessoas, engajadas e que, naturalmente, auxiliem para  resultados crescentes. Boa leitura!

Vantagens dos jogos empresariais

Para começar a entender a importância dos jogos empresariais na hora de treinar equipe é fundamental conhecer as vantagens que eles oferecem. 

Assim como, suas principais características. Nesse contexto, destacam-se:

  • A representação de problemas da vida real e da rotina da empresa. Com isso, se desenvolve raciocínio crítico, se estimula a resolução de problemas e se criam habilidades e qualificações profissionais e pessoais;
  • Permitem o erro e a melhoria rumo ao acerto na hora da “crise”. Nas simulações é possível aprender sem medo de errar, o que reduz equívocos no “pra valer”;
  • Ampliam a interação e o senso de pertencimento dos colaboradores;
  • Os jogos empresariais conseguem treinar equipe com custos reduzidos, comparado a outras dinâmicas de treinamento. Além disso, são mais acessíveis, fáceis de atualizar, modernos e personalizáveis

Dados que mostram a importância de treinar equipe através dos jogos empresariais

Saiba que os jogos empresariais oferecem muitos outros benefícios. Inclusive, pessoais e emocional, na hora de treinar equipe. 

Entre eles, vale citar, por exemplo, a ampliação da empatia, a qualificação profissional e até a possibilidade de crescer no cargo.

Todos os aspectos ligados a essas dinâmicas, direta e indiretamente, contribuem para a produtividade. 

Assim como, engajam, motivam e estimulam resultados e a melhoria contínua.

Para se convencer de vez sobre a importância de usar essa ferramenta, dá só uma olhada nos dados abaixo:

  • De acordo a pesquisa The Mobile Game, 2/3 dos brasileiros utilizam algum tipo de jogo eletrônico;
  • Além disso, a estudo Game Brasil 2021, revelou que 72% dos brasileiros jogam games, sendo 51,5% dos jogadores do público feminino;
  • O mesmo levantamento ainda indica que a faixa etária entre 20 e 29 anos é a que mais se identifica com games. Vale destacar também que o smartphone é a plataforma preferida de 41,6% de quem joga online.

Indo além dos dados acima, também pode ser citada a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. 

O psiquiatra americano é conhecido mundialmente por estudos sobre saúde mental e comportamento humano. 

Assim, Glasser identificou como o cérebro funciona ao ser estimulado no processo de aquisição de conhecimento. Segundo a Pirâmide de Aprendizagem, o cérebro aprende: 

  • 10% só lendo;
  • 20% apenas ouvindo;
  • 30% observando;
  • 50% lendo e ouvindo;
  • 70% debatendo ideias;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.

Portanto, se você analisar os jogos empresariais para treinar equipe verá que ele, no mínimo, representará 80% da experiência de aprendizado.

Afinal, eles usam todos os sentidos e ainda estimulam a prática, justamente por simularem cenários reais.

Além disso, promovem a participação ativa das pessoas, prendendo mais a atenção e ampliando a memória e experiência.

Hora de mudar e inovar!

Com tudo que você viu até aqui, fica a lição: não insista mais nas palestras cansativas e intermináveis ou nas capacitações tradicionais, com cursos longos e chatos. 

Invista na tecnologia como aliada dos seus resultados e monte uma estratégia atual e moderna para engajar e treinar equipe.

Lembre-se que os jogos empresariais visam atingir objetivos específicos da empresa e promover melhorias contínuas em pessoas e processos. 

Claro, sem falar da motivação e engajamento, que são muito superiores com essa estratégia do que com qualquer outra.

Para conhecer melhor essa ferramenta, fale agora com um especialista da Ekoá e comece a construir seu treinamento personalizado. 

Lembre-se de acompanhar nosso blog e redes sociais para conferir novidades e tendência que fazem a diferença na sua empresa. Até a próxima

A Ekoá Jogos e Gamificação tem como propósito elevar a realidade das empresas colocando as pessoas no centro da experiência.

Criamos experiências que fundem o mundo físico e o digital de forma a promover o engajamento e atingimento de objetivos corporativos.

 

 

 

 

2021-10-21T16:23:13-03:00