4 dicas para inovar na festa de final de ano da empresa
Muitas pessoas associam a festa de final de ano da empresa apenas como um momento de confraternização.
Porém, esse é um evento que pode (e deve) ir além desse objetivo. A comemoração corporativa é também uma forma de agradecer e reconhecer o esforço feito por todos ao longo do ano.
Assim como, é uma oportunidade de ampliar a comunicação com os colaboradores. Aproveitando até para falar sobre metas e planos do ano seguinte de forma mais leve.
Independente do tamanho da organização, é sim possível inovar nessa festividade. Inclusive, com verba mais apertada do que a de costume, se esse for o seu caso.
Como? Confira nas próximas linhas 4 dicas infalíveis para ter um evento diferente e inesquecível! Ah, e que contribua para o engajamento do seu time! Boa leitura!
Como preparar a festa de final de ano da empresa
Para começar, a festa de final de ano da empresa deve ter um objetivo alinhado às metas da organização.
Ela precisa fazer sentido no contexto corporativo, justamente para engajar e criar mais proximidade entre a companhia e os colaboradores.
Então, o primeiro passo é definir o que se pretende alcançar com o evento. Depois, é bom entender melhor o que deixa seus funcionários satisfeitos.
Se sua organização for mais familiar, por exemplo, vale a pena pensar em liberar a entrada de acompanhantes e familiares.
Quanto mais você conhecer as pessoas, melhor poderá planejar as atrações, premiações e definir o local.
Uma boa alternativa é construir a festa de final de ano da empresa junto aos colaboradores.
Para isso, vale utilizar pesquisas com eles ou até falar sobre o assunto nas reuniões de feedback, captando percepções e gostos.
Da mesma maneira, não se esqueça de planejar bem cada etapa do evento, desde sua concepção até a execução.
Além disso, tenha sempre pessoas em quem pode confiar para serem responsáveis pelas fases da organização.
Assim como, seja criterioso na escolha dos seus fornecedores. Avalie o histórico deles e opiniões de outros clientes, caso ainda não tenha trabalhado com eles.
Todo cuidado é pouco nesse momento para evitar surpreender negativamente os seus convidados mais importantes.
4 dicas para inovar na festa de final de ano da empresa
Agora que você já acompanhou um resumo da preparação da festa de final de ano da empresa é hora de inovar!
Para isso, criar experiências memoráveis é sempre o melhor caminho. Afinal, é a memória que traz afetividade, positividade e proximidade das pessoas com a companhia.
Ter dinâmicas interessantes farão com que os colaboradores sejam mais engajados e criem laços mais profundos com a organização.
Então, veja algumas dicas para conseguir surpreender!
1) Otimize o espaço para que ele seja interativo e gamificado
As festas de final de ano geralmente são muito esperadas pelos funcionários. É um momento de se divertir, se sentir pertencido e renovar as energias.
Esse sentimento pode ser perigoso quando as festas se tornam um momento de esquecer a parte ruim do trabalho, porque Janeiro chega e com ele novas expectativas, metas e muito trabalho a ser feito.
A melhor maneira de criar uma experiência única, memorável e que engaje a equipe para o ano seguinte é gamificando o evento para os feitos do ano sejam celebrados, assim como os próximos passos sejam absorvidos e preparados.
Crie situações onde, se divertindo e compartilhando, seu time engaje com as pautas da empresa e se prepare para as metas do ano que vem.
2) Crie momentos de acolhimento, Feedback e Networking
Esse é um momento oportuno para aproximar os colaboradores, especialmente os de áreas diferentes.
Sabe aquela dificuldade em unir diferentes departamentos do seu negócio em prol de um objetivo comum? É pela falta de empatia e conhecimento das pessoas envolvidas e do trabalho feito pelo outro.
Um evento de final de ano é uma excelente oportunidade para fazer pessoas que não tem contato trabalharem juntas, ser do mesmo time, precisarem cumprir objetivos e se sentirem responsáveis por isso.
Uma equipe que trabalha junto, que oferece ajuda e não culpa, é uma equipe de sucesso.
Aproveite esse momento para conhecer a sua equipe, para que eles se conheçam e fiquem mais unidos para os desafios que surgirão.
Assim, você criará uma cultura onde todos se unem para trazer soluções, e não procurar culpados por problemas.
3) Premiações também são bem-vindas
Esse também é um ótimo momento para reconhecer e agradecer o esforço dos colaboradores.
Por isso, elabore brindes e premiações diferentes a cada ano, para todos os presentes.
Você até pode ter alguns prêmios maiores para sortear, por exemplo, mas lembre-se que todos devem ser agraciados nessa hora.
Aqui, vale tudo, desde diárias em hotéis e passagens aéreas até eletrodomésticos, eletrônicos e automóveis, além dos brindes mais simples.
4) Tenha a tecnologia como aliada
Sem dúvida hoje os recursos online e digitais conseguem tornar a festa de final de ano da empresa ainda mais inesquecível.
Inclusive, também são uma forma de divulgar a sua empresa, já que eles podem ser integrados às redes sociais, como é comum com espelhos interativos e totens.
Assim, permitem o compartilhamento de fotos e vídeos do evento em plataformas como o Facebook e o Instagram.
Você pode até criar uma hashtag para o dia e promover um sorteio entre os colaboradores que postarem com ela, por exemplo.
Essa é uma ação criativa, que engaja e ainda faz propaganda gratuita do seu negócio.
Além disso, a tecnologia pode ser usada em interações e jogos empresariais, com diferentes objetivos.
Entre em contato com a Ekoá para ter ações interativas, online e memoráveis na festa de final de ano da empresa. Podemos ajudar! Até a próxima!